Apenas um gol separa Lyon da liderança; Lille e PSG fazem jogo morno; Marseille volta a tropeçar e ninguém vence no pelotão de baixo – a 16ª rodada da Ligue 1 Uber Eats
Por Ligue 1
Embolou novamente. Esse é a melhor palavra para descrever a classificação da Ligue 1 Uber Eats. O empate sem gols entre Lille e Paris Saint-Germain e a goleada do Lyon sobre o Nice por 4 a 1 deixou em aberto quem vai passar a virada de ano na primeira colocação já que a 17ª rodada – e última de 2020 – terá seus 10 jogos todos disputados nesta quarta-feira, dia 23.
O confronto mais aguardado da rodada era entre Lille e Paris Saint-Germain, líder e vice-líder até antes do início da Rodada 16.
A expectativa de uma partida ofensiva com chances de gols abundantes era grande já que o Lille havia marcado em suas últimas 21 partidas pela Ligue 1 eNquanto, pelo lado do PSG, Mbappé, o artilheiro da competição com 11 gols, estaria em campo.
Mas o que se viu dentro de campo foi o contrário: uma partida com somente quatro chutes no gol durante seus 90 minutos – sendo três do Lille e uma finalização do PSG.
Em uma partida de ritmo lento, o Lille se postou defensivamente em seu campo e deu a oportunidade de o time da capital ter 70% do tempo de posse de bola. Apesar disso, o Lille só foi ameaçado em bolas paradas.
Postado em um 3-5-2, o time de Thomas Tuchel cercou mas não incomodou. A opção por uma saída de bola mais segura com três zagueiros além de Gueye e Verratti se alternando para a construção de jogada deixou o PSG sem uma referência ofensiva para atacar.
Desta forma o 0 a 0 permaneceu intacto e quem se aproveitou disso o Lyon que goleou e, de quebra, jogou o PSG para a terceira colocação na classificação.
Com a goleada sobre o Nice por 4 a 1 fora de casa, o time comandado por Rudi Garcia reencontrou a vitória e chegou aos mesmos 33 pontos do Lille e só não se tornou líder por conta da diferença de um gol no saldo de gols a favor do Lille.
Em dia inspirado, os membros do trio ofensivo do Lyon – composto por Karl Toko Ekambi, Tino Kadewere e Memphis Depay – deixaram suas marcas. Aos 32′, Depay marcou de pênalti e sete minutos depois Kadewere ampliou.
Apesar de Amine Gouiri aplicar a lei do ex – ele foi revelado pelo Lyon! – marcar para o Nice ainda aos 43 do primeiro tempo, o gol não incomodou o Lyon que voltou para a segunda etapa e ampliou aos 18′ e 28′ da segunda etapa.
Ainda com jogos a menos em relação ao líder Lille, o Marseille ainda pode alcançar a liderança.
Entretanto, a derrota na rodada passada e o empate, em casa, diante do Reims em 1 a 1, derrubaram os 75% aproveitamento – muito superior aos seus rivais – para 66,6%.
Em casa no Estádio Vélodrome, o Marseille viu Yuto Nagatomo jogar contra o próprio patrimônio.
Os visitantes abriram o placar ao verem Yuto Nagatomo, lateral do Marseille, marcar gol contra após chute cruzado de Arber Zeneli para o meio da área.O empate veio antes do intervalo com Florian Thauvin, que chegou ao seu sexto gol na temporada. A jogada, de três toques toda construída dentro da área do Reims, teve o argentino Benedetto dando assistência de cabeça para o ponta francês.
Números finais: 1 a 1 e o que poderia ser uma vantagem confortável do Marseille caso vencesse seus dois jogos atrasados agora será um ponto de vantagem sobre Lille e Lyon somente.
A análise do atacante que marcou o gol de empate da equipe de Marselha é um retrato fidedigno da partida.
Quem também venceu na rodada foi o Rennes.
A vitória sobre o Strasbourg por 3 a 0 foi a terceira vitória seguida do time que se recupera de uma queda de rendimento nessa edição da Ligue 1 após um bom início.
Da Silva aos 33′ da 1ª etapa, Bourigeaud aos 25′ e Terrier aos 31′ da segunda etapa marcaram os gols da vitória.
O resultado levou o Rennes a igualar os marselheses com 28 pontos e levou o clube novamente ao 5º lugar da competição.
Se o Rennes completou sua terceira vitória seguida, o Monaco iniciou a 16ª rodada com três derrotas seguidas em seu retrospecto.
Pressionados, os monegascos tinham o adversário perfeito para se reencontrarem com a vitória: o lanterna Dijon.Sólido defensivamente, o Monaco pouco sofreu perigo em sua meta e o destaque da equipe fica pela dupla Volland – Ben Yedder. Juntos, eles já marcaram 13 gols e deram seis assistências nessa temporada.
O gol saiu numa tabelinha linda pelo lado esquerdo. Volland avançou e na entrada da área e tocou para Ben Yedder. Ele devolveu de primeira e Volland, também de primeira deu uma chicotada na bola para abrir o placar aos 15 minutos da primeira etapa.
Na partida inferior da tabela, ninguém venceu e nada aconteceu.
Dijon e Lorient, derrotados por Monaco (0-1) e Rennes (0-3) respectivamente, seguem na zona de rebaixamento para a Ligue 2 enquanto o Nimes, apesar do empate diante do Saint-Étienne em 2 a 2, figura na 18ª posição, colocação essa que leva o time a repescagem para manutenção na elite do futebol francês.
DESTAQUES DA RODADA
O 0 a 0 de Lille e Paris Saint-Germain pode ser atribuído à boa exibição dos dois zagueiros de cada lado.
Pelo líder do campeonato, José Fonte realizou quatro interceptações e dois desarmes. Já Sven Botman, que limitou as ações do atacante Moise Kean, obteve dois cortes, travou dois chutes, interceptou duas bolas e realizou um desarme.
Ao seu lado, Presnel Kimpembe foi essencial num dos momentos mais importantes da partida, ao se atirar para cortar um contra-ataque que parecia fulminante.
“Kimpembe salvou o jogo. Espero que ele não tenha se lesionado gravemente. Foi absolutamente decisivo. Fiz duas mudanças que afetaram a cobertura e, felizmente, Kim salvou a situação”, completou Tuchel ao falar sobre o escanteio ofensivo que gerou o contra-ataque que quase resultou em gol do Lille.
DETALHE TÉCNICO
No empate de 2 a 2 contra o Montpellier, o Brest mostrou seu poder ofensivo para criar ocasiões via um jogador em especial: Steve Mounié
OS BRASILEIROS NA LIGUE 1
Na vitória de 2 a 0 do Bordeaux sobre o Strasbourg, dois brasileiros marcaram pela primeira vez no campeonato. Com seus 1,88 metros de altura, o zagueiro Pablo foi a arma ofensiva na bola parada.
Durante a partida, Otávio foi determinante para fazer a bola sair pelo lado direito da defesa do Bordeaux. A transição sempre foi uma marca registrada na carreira do volante.
ESTATÍSTICAS
O post O Lille segue líder, mas vê o Lyon se aproximar – Um giro pela 16ª rodada da Ligue 1 apareceu primeiro em DPF.
from DPF https://ift.tt/38oLJGv
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário