A previsibilidade caiu por terra e o Lille é o campeão da temporada 20/21 – a 38ª rodada da Ligue 1 Uber Eats
Por Ligue 1
O Lille, de Christophe Galtier, desbancou o poderoso Paris Saint-Germain, evitou o tetracampeonato de Neymar, Mbappé e companhia e sagrou-se campeão pela quarta vez em sua história após vencer o Angers por 2 a 1.
Restou ao clube da capital a vaga para a próxima Liga dos Campeões da UEFA com o vice-campeonato. A vitória por 2 a 0 sobre o Brest não foi suficiente para chegar ao título.
Além de Lille e PSG, o Monaco também se classificou para a principal competição continental após o empate em 0 a 0 com o Lens. A classificação se deu com emoção vide que, em caso de vitória do Lyon, o time perderia a terceira colocação e, consequentemente, a vaga. Ao final, o Lyon perdeu para o Nice (2×3) e vai ter que se contentar com uma vaga na Liga Europa.
Para quem imaginaria que o Lille entraria nervoso e que isso poderia prejudicar a equipe em campo, o gol cedo, logo aos 10′, colocou por terra a hipótese.
Vale destacar a linda jogada de Renato Sanches no lance em que o placar foi aberto. Sozinho, o meia português destruiu o sistema defensivo do Angers.
Yazici fez ótima enfiada de bola para David e, contando com uma trapalhada do zagueiro, a bola chegou ao atacante que, ao dominar, foi derrubado. Pênalti.
Na cobrança, Burak Yilmaz, sempre ele, não deu chances ao goleiro.
O time também demonstrou uma força avassaladora enquanto visitante.
Dentro de campo, Di Maria comandou as ações ofensivas do time parisiense.
O meia argentino fez um salseiro no lado direito da defesa do Brest e sofreu pênalti cometido por Faivre logo aos 18′. Na cobrança, Neymar caiu na pilha do goleiro e desperdiçou.
Faivre, porém, voltou a se envolver no lance do primeiro gol do PSG aos 37′. Na cobrança de escanteio de Di Maria, o meia do Brest foi quem se posicionou para fechar o ângulo da cobrança. A bola cobrada no escanteio foi parar dentro do gol, num suposto gol olímpico, mas a arbitragem assinalou gol contra de Faivre, que saltou no lance.
Já aos 70′, quando o PSG sofria pressão de um desesperado Brest – que essa hora estava entrando na zona de repescagem com o empate do Nantes naquele momento -, Di Maria tirou um passe da cartola e colocou Mbappé para correr.
Ele correu, driblou o goleiro, foi derrubado pelo zagueiro, levantou e empurrou a bola para o fundo da rede e assinalou seu 27º gol.
Com 82 pontos, um atrás do Lille, o PSG termina a temporada com o melhor ataque da competição (86) e como o time com mais vitórias (26). Entretanto, o número de derrotas (8) fez com que isso pesasse a favor do Lille (3) ao fim do campeonato.
Com o empate sem gols contra o Lens, o Monaco até chegou a dar chance que o Lyon precisava para tomar a vaga, mas o time de Paquetá, Bruno Guimarães, Marcelo & cia não aproveitou e foi derrotado pelo Nice por 3 a 2.
O 0-0 entre Lens e Monaco talvez seja um dos resultados mais mentirosos dessa edição da Ligue 1.
Com 19 finalizações, gol anulado, bola sendo retirada em cima da linha e goleiro fazendo defesas mirabolantes, o Monaco parecia que viveria uma tragédia de perder a vaga na última rodada.
Até aos 49′ minutos o Lyon esteve classificado para a Liga dos Campeões, já que vencia o Nice por 2 a 1 com dois gols de Toko Ekambi aos 14′ e 40′.
Mas, aos 50′, tudo começou a desandar.
Kamara, da intermediária ofensiva, soltou um míssel com a perna esquerda e Lopes, que ainda conseguiu tocar na bola, não pôde evitar o empate.
Bastava ao Lyon um gol para buscar a vaga já que o Monaco permanecia sem marcar, mas foi o Nice que marcou mais uma vez.
Cruzamento da esquerda do ataque do Nice e Saliba, por trás da defesa, marcou: 3-2.
Quem vai para a Liga Europa com o Monaco é o Olympique de Marseille que empatou em 1 a 1 com o Metz fora de casa.
Os dois gols saíram nos acréscimos, Boulaya, aos 90’+7′ a favor do Metz, e Milik, aos 90+14′, em cobrança de pênalti para o Marseille.
O Brest até que tentou, mas o Nantes foi quem assumiu o posto.
O time foi buscar o empate aos 33′ com Kolo Muani após sofrer o gol de Laborde aos 30′. Tudo caminhava para um final feliz após uma temporada horrível, mas, aos 76′, aconteceu o que os fanáticos torcedores do Nantes temiam: Delort, sempre ele, desempatou.
A primeira, dia 27 e a segunda, dia 30.
O vencedor fica com a última vaga da Ligue 1 Uber Eats 2021-2022.
Troyes e Clermont, 1º e 2º classificados da Ligue 2 respectivamente, vão repor os lugares de Nîmes e Dijon.
DESTAQUES
Já Memphis, Ben Yedder e Volland, que compõem a lista de quem mais balançou a rede na temporada, passaram a rodada em branco.
Gaëtan Laborde marcou seu 16º gol, entrou na lista da artilharia na última rodada e seu gol colocou o Nantes em apuros já que vai passar pelo confronto direto diante do Toulouse pela repescagem.
Entretanto, não aparece na lista pelo fato de ter sido quem mais marcou gols de pênalti.Ao total, foram quatro gols em cobranças de penalidades máximas contra nenhum de Volland e Laborde.
E foi através de uma cobrança de pênalti, sofrido por Jonathan David, que ele marcou na última rodada.
David e Yilmaz, aliás, protagonizaram excelentes momentos na temporada que terminou coroada com a taça. Juntos, eles marcaram 20 gols desde janeiro de 2021. David fez 11 e e Yilmaz, 9.
Christophe Galtier destacou a frieza de seu grupo:
O argentino marcou um gol olímpico – com suposto desvio de Faivre segundo a arbitragem – e, ainda, serviu Mbappé para fechar o placar do jogo em 2 a 0.
Na temporada 2018/19, Mbappé marcou 33 gols. Na seguinte, com a temporada interrompida com apenas 27 dos 38 jogos disputados por causa da pandemia, Mbappé marcou outros 18.
Com problemas defensivos, o Lyon, que sofreu 12 gols nas últimas seis partidas, sucumbiu diante do Nice e perdeu a vaga para a Liga dos Campeões da UEFA.
O tropeço foi o ponto final na trajetória de Rudi Garcia no comando do time:
DETALHE TÉCNICO
Titulares na rodada anterior, Jonathan Bamba e Luiz Araújo foram substituídos por Yusuf Yazici e Renato Sanches nas pontas.
A opção por Yazici e Renato surtiu efeito.
No primeiro, com Renato Sanches ao furar as linhas do Angers e servir Jonathan David.
David, por sua vez, aproveitou o erro do zagueiro adversário no momento da interceptação e só foi parado pelo goleiro Paul Bernardoni, que cometeu pênalti.
Mesmo com 64% de posse de bola, ela não chegou ao ataque com frequência.
O desempenho dos laterais Colin Dagba e Abdou Diallo representa a letargia parisiense.
Juntos, os dois acertaram apenas um dos cinco cruzamentos que tentaram.
Sem a presença constante dos laterais pelas pontas, Kylian Mbappé ficou isolado e nem sua movimentação ajudou.
A etapa inicial é um exemplo: Mbappé tocou 20 vezes na bola e não deu nenhum chute ao gol.
Uma delas é, através de sua velocidade, ser a peça vital para contra-ataques rápidos.
Assim, o PSG selou o resultado com uma jogada de quatro passes.
Aos 70’, numa saída rápida envolvendo Diallo-Neymar-Herrera, a bola chegou a Di Maria.
Com tempo e espaço, o argentino viu a movimentação de Mbappé e lançou em profundidade.
O restante da jogada?
O 27º gol de Mbappé.
BRASILEIROS NA LIGUE 1
Ao entrar no lugar de Renato Sanches, Luiz deu três passes certos, cometeu uma falta e realizou uma interceptação.
Se na última rodada ele brilhou, nessa, sucumbiu.
Além de perder um pênalti, Neymar deu três chutes e completou 84% dos passes que tentou.
O momento de maior destaque de Neymar na partida foi na cobrança de pênalti. E o destaque nem vai para o camisa 10, mas, sim, para o goleiro Larsonneur, com seu posicionamento um tanto provocativo.
O zagueiro e capitão do time parisiense realizou quatro cortes defensivos e interceptou uma bola, enquanto Rafinha acertou 85% dos passes que tentou, com cinco desarmes realizados.
Pelo lado do Brest, Jean Lucas entrou aos 78’ e acertou os três dribles que tentou.
Marcelo realizou quatro cortes, deu duas interceptações e dois desarmes. Na punica falta cometida na partida, recebeu cartão amarelo.
Já Bruno Guimarães ficou em campo por 61 minutos, acertou 91% dos passes que tentou e completou três lançamentos.
Taticamente mais avançado, Paquetá não foi bem. 76% de acerto nos passes, não tentou nenhum drible e deu apenas um passe decisivo.
O ala-esquerdo viu a sua única finalização no jogo ser bloqueada e não realizou um cruzamento durante os 90 minutos.
ESTATÍSTICAS
O post Lille campeão é a consagração da última rodada da Ligue 1 apareceu primeiro em DPF.
from DPF https://ift.tt/3vlHp53
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário