A defesa do Cruzeiro vinha sendo motivo de críticas em 2017. Com temporada irregular, vários jogadores do setor se revezaram; fosse por lesão ou opção técnica, mas sempre causando dor de cabeça nos torcedores. A gota d’água foi diante do Palmeiras, na primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil, quando, vencendo por 3×0 no primeiro tempo, deixou o adversário empatar na etapa final.
Depois daquela fatídica partida, Mano Menezes prometeu que o time não tomaria mais três gols nas próximas partidas – além dos 3 contra o Palmeiras, sofrera outros 3 contra outros 2 grandes, Grêmio e o arquirrival Atlético-MG.
Nestas partidas, Léo e Caicedo formavam o centro da zaga. Com Dedé e Manoel lesionados, poucas opções restavam para o setor. Até mesmo Ariel Cabral e Henrique foram improvisados no setor, quando necessário. Foi então que, para cumprir a promessa, na 12ª rodada, Mano teve que fazer alterações no time. Uma delas, a entrada em definitivo de Murilo no lugar de Caicedo.
Quem é?
Murilo Cerqueira Paim chegou ao Cruzeiro em 2010, aos 13 anos de idade. Nascido em São Gonçalo dos Campos, região de Feira de Santana na Bahia, o jovem atleta vinha se destacando na base do clube mineiro. Em vários momentos figurou entre os convocados da seleção sub-20.
Em entrevista ao site oficial do Cruzeiro, reproduzida pelo Superesportes, o zagueiro relembrou as dificuldades no início de sua trajetória:
“Vim sozinho da Bahia, foi difícil, mas não demorei a me adaptar e caminhei certo. A família ficou lá em São Gonçalo torcendo e está dando tudo certo. Meu pai, minha mãe e meus irmãos sempre me incentivaram. Sempre me deram apoio, força. Sempre estiveram comigo nos momentos bons e nos momentos difíceis”.
A chegada aos profissionais
Após a precoce eliminação cruzeirense na Copa do Brasil sub-20, foi integrado em definitivo ao elenco principal. Fez parte da equipe na pré-temporada, jogando no amistoso frente ao Brasília em que o Cruzeiro goleou por 8×2. Mas foi diante do empate com o Joinville, pela Primeira Liga, em que o zagueiro fez sua estreia no profissional.
Até agora, o zagueiro fez 15 partidas em 2017 pelos profissionais e tem mostrado muita segurança na posição. Diante do Palmeiras no mata-mata da Copa do Brasil, Murilo teve outro teste de peso, já que se o time não tomasse gols estaria classificado. O zagueiro, então, foi muito bem, ajudando a limitar o ataque paulista. O jogo terminou 1×1 com os mineiros classificados. Murilo se saiu bem, mostrando-se capaz de ser nome certo para a posição de titular.
Prova de fogo para Murilo
Assumir a posição de titular no momento que o clube está enfrentando uma fase complicada não é fácil. Ainda mais para um atleta de 20 anos, recém-saído das categorias de base. Mas Mano Menezes mostrou que confia no seu atleta, mantendo a coerência dos últimos jogos. O time do Cruzeiro, depois de tantas críticas, tem se acertado pouco a pouco, e Murilo tem sido uma peça importante nesta etapa.
Murilo cita Dedé como um dos seus mentores. O experiente zagueiro, que vem enfrentando várias lesões nos últimos anos, assumiu a posição junto ao jovem, como vemos na entrevista ao GloboEsporte.com:
“Dedé me ajudou muito. Sempre conversa dentro e fora de campo. Falando o que eu tinha que fazer, o atalho para estar bem, o local onde é melhor para marcar, antecipar, sair jogando. Ele me passou bastante tranquilidade. Dedé é um bom companheiro, que sempre vem me ajudando.”
Ainda nesta entrevista, Murilo não esconde sua admiração ao zagueiro Sérgio Ramos, do real Madrid:
“Sergio Ramos, do Real Madrid. Eu o observo jogar, me espelho muito nele. Não que me fez ser zagueiro, mas me espelho muito nele.”
Zagueiro de futuro
Murilo tem se saído muito bem até o momento. Tem sido seguro como zagueiro. Tanto que o time mostrou muita evolução com ele em campo. Claro que o jovem não é o principal motivo da evolução do Cruzeiro, mas todo time que quer vencer precisa, primeiro, contar com um bom setor defensivo. A disputa pela vaga é contra Manoel e Léo, já que Dedé ainda deve ficar mais um tempo de molho e Caicedo já saiu do clube. O Cruzeiro Digão para compor elenco, mas parece estar pouco cotado para ser titular.
O que importa é que Murilo pode se orgulhar de seu momento. Conta com o apoio do elenco, do treinador e da torcida. Mantendo sua evolução, o jovem só tem a crescer e se destacar ainda mais, e, quem sabe, alcançar outros patamares.
Olho Nele!
O post Murilo Cerqueira, a grata surpresa da base cruzeirense apareceu primeiro em DPF.
from DPF http://ift.tt/2vGwPcX
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário