Calcio retornou pós-parada pela Covid-19. A Lazio terá forças para tirar a nona conquista consecutiva da Juventus?
Após o retorno das principais ligas de futebol da Europa (com exceção da já encerrada Ligue 1), a Serie A retornou nesse sábado (20), com quatro jogos atrasados da 25ª rodada. Um dos campeonatos mais tradicionais do Mundo retorna sob a pergunta acerca de quem poderá parar a Juventus, que vem numa sequência de oito títulos seguidos e lidera a atual temporada, um ponto a frente da Lazio.
A briga pelo Scudetto
Líder com um ponto à frente, a pergunta que fica é em relação ao atual momento da Juventus. A equipe que na quarta-feira (17) perdeu a decisão da Copa da Itália, nos pênaltis para o Napoli e não fez um bom jogo na final.
Entretanto, outros fatores pesam em favor da equipe alvinegra de Turim na busca pelo título, principalmente o fato de ser uma equipe extremamente experiente acostumada com a pressão e que tem, no Campeonato Italiano, uma regularidade impressionante e principalmente dominante.
No começo da temporada, poucos poderiam imaginar que a Lazio despontaria como uma postulante ao título do Calcio. Com um ponto a menos, a equipe vinha numa sequência muito positiva, com quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos (a Juventus venceu três e perdeu dois), antes da parada.
Dona do segundo melhor ataque da competição (60 gols) a equipe treinada pelo ex-jogador Simone Inzaghi, que está em sua quarta temporada no comando do time. A Lazio de Inzaghi costuma jogar num 3-5-2 / 3-5-1-1 e em relação a anos anteriores, seu time evoluiu muito defensivamente, com destaque para o brasileiro Luiz Felipe (que já chama atenção de clubes fora da Itália).
Com um meio-de-campo muito entrosado, o principal jogador do setor é o espanhol Luis Alberto, dono de uma precisão média de 86,4% em passes certos e com 12 assistências na temporada. No ataque, em ótima fase, Ciro Immobile, artilheiro da competição com 27 gols em 26 jogos; além disso, o camisa 17 já fez sete assistências, sendo responsável diretamente por 54% dos gols da equipe.
Terceira colocada, a Internazionale chegou a despontar como a equipe que faria frente a Juventus. Entretanto, o time de Antonio Conte vacilou em alguns jogos ficando distante do pelotão de frente, mas ainda com chances matemáticas.
Ante o Napoli, na semifinal da Copa da Itália, a Internazionale teve posse de bola com qualidade, entretanto, os mesmos erros já demonstrado, sobretudo no quesito criatividade e a imensa dificuldade existente para que a bola chegue com melhor qualidade a dupla Lautaro Martinez/Romelu Lukaku.
A briga pelas vagas às Copas europeias
Quarta colocada e em mais uma grande temporada a Atalanta está longe de brigar pelo título, no entanto a equipe aurinegra de Bergamo segue na briga por uma vaga direta na fase de grupos da Uefa Champions League.
A Atalanta possui o melhor ataque da Serie A, com incríveis 74 gols e mais que isso, um futebol ofensivo e agradável de se assistir. O time de Gian Piero Gasperini destaca-se pela criatividade do ataque, que combina jogo coletivo e privilegia as habilidades individuais dos seus principais jogadores.
Se os líderes do campeonato têm seus gols “pertencentes” a um jogador, a Atalanta consegue distribuir gols e assistências entre Josip Ilicic, Luis Muriel, Duvan Zapata e Alejandro ‘Papu’ Gomez, que na Serie A tendem a escrever o nome da Atalanta na história, como um dos clubes goleadores do futebol italiano.
Na quinta colocação, na zona de classificação para a fase de grupos da Uefa Europa League, mas também brigando pela Champions vem a Roma. A equipe treinada por Paulo Fonseca precisa evoluir em alguns aspectos se quiser o “algo a mais” nesse restante de temporada.
Defensivamente a Roma peca pela falta de profundidade, somados as lesões de peças chaves do sistema, que obviamente fizeram a diferença em momentos cruciais ao longo do campeonato.
Um dos bons nomes da Roma nesta temporada é o meia Lorenzo Pellegrini; em sua terceira temporada consecutiva, o camisa sete é o líder em assistências da equipe, com oito passes. O destaque segue sendo o bósnio Edin Džeko, artilheiro do time com 12 gols.
Na zona de classificação para a Uefa Europa League, em sexto lugar está o Napoli, com uma campanha abaixo da expectativa inicial. Entretanto, os napolitanos na volta do futebol conquistaram a Copa da Itália, o que pode servir como alento, para uma nova fase, pós-parada.
A equipe de Gennaro Gattuso tem o perfil do seu treinador, um time extremamente aguerrido e a prova disso são as vitórias sobre os três primeiros colocados. Antes da parada, o Napoli venceu sete dos nove jogos, contando com os nove gols do polonês Arkadiusz Milik, artilheiro napolitano na Serie A.
Três pontos abaixo do Napoli vem o instável Milan. Após mandar embora Marco Giampaolo, o clube contratou Stefano Pioli, no entanto, os problemas do clube rossonero não estão apenas no banco. Uma série de decisões contratuais equivocadas podem explicar muito da atual fase.
O Milan nos últimos anos tem rodado bastante o seu elenco, buscando dar respostas a sua exigente torcida. Muitos nomes acabam não emplacando, como o do brasileiro Lucas Paquetá, por exemplo. Buscando uma liderança, o clube recontratou o sueco Slatan Ibrahimovic, mas em campo, o coletivo rossonero precisa evoluir, senão será mais um ano longe de outros campos europeus.
O Hellas Verona, de campanha surpreendente até aqui, tem reais possibilidades de “beliscar” uma vaga na Europa League. A equipe do treinador croata Ivan Jurić é muito sólida defensivamente, tem a quarta melhor defesa da competição.
O surpreendente Parma, de Roberto D’Aversa é uma das equipes mais organizadas taticamente do Calcio. Com segunda média (46,7%) mais baixa de posse de bola da Serie A é um time extremamente pragmático, que aposta num sólido sistema defensivo (quinta melhor defesa).
O Bologna, sob o comando do ex-jogador, o lendário Siniša Mihajlović, também luta por uma vaga na Europa League. Entretanto, defensivamente a equipe precisa melhorar, se quiser realmente brigar por mais. No ataque, Riccardo Orsolini (sete gols) vem fazendo uma boa temporada na Serie A.
Com condições matemáticas, o Sassuolo do treinador Roberto De Zerbi tem se destacado com uma equipe jovem, com ótimo potencial ofensivo. Destaque para o bom atacante, Francesco Caputo, 13 gols e um dos artilheiros da Serie A.
Com 32 pontos, o Cagliari começou a Serie A com ótimas atuações. Porém, antes da parada a equipe da Sardenha chegou a oito jogos sem vitória. O meia-atacante brasileiro João Pedro, 28 anos, em sua quinta temporada no clube, já anotou 16 gols e vem sendo o principal destaque do time.
A luta na zona da “degola”
A briga para não cair também promete capítulos interessantes. Entre o Lecce, atual 18º colocado e a Udinese, 14ª posição são apenas três pontos. A Fiorentina, com 30 pontos, está numa situação mais neutra, não brigando por vaga na Europa League e para não cair.
A Udinese está três pontos distante da zona de rebaixamento. Com o terceiro pior ataque do Calcio, a equipe de Udine precisa urgentemente voltar a vencer para encerrar a série de sete jogos sem vitórias (cinco empates e duas derrotas). A espença do clube alvinegro está nos pés do argentino Rodrigo De Paul, principal destaque do time.
Vindo de uma sequência de seis derrotas seguidas, o Torino flerta firmemente com a zona de rebaixamento. A equipe trocou o treinador Walter Mazzari por Moreno Longo. Entretanto, o time segue com grandes dificuldades táticas e dependente dos gols (nove) de Andrea Belotti, o que pode não ser suficiente na luta para não cair de divisão.
Um ponto apenas fora da zona de descenso, a Sampdoria de Claudio Ranieri tem lampejos de bom futebol nessa temporada, muito pouco na briga para fugir do rebaixamento. Com inúmeros problemas, o setor ofensivo tem sido a maior dor de cabeça. Quem acaba “sofrendo” é o experiente atacante Fabio Quagliarella, autor de nove gols na Serie A.
O Genoa está no limiar da “zona da degola”, apenas pelo saldo de gols. É outro time que mudou de treinadores ao longo da temporada, Aurelio Andreazzoli perdeu o posto para Thiago Motta substituído por Davide Nicola, que têm conseguido bons resultados no comando. Nicola conseguiu dar um norte tático para um time que vinha em crescimento antes da parada, agora resta ver como será no retorno.
Abrindo a zona de rebaixamento, o Lecce vinha em um processo de recuperação interessante. Mas duas goleadas (4-0 para a Roma e 7-2 ante a Atalanta) instauraram uma crise, amenizada pela parada. Assim, o pós-parada para a equipe de Fabio Liverani (no comando desde 2017) será extremamente decisivo na luta para se salvar do rebaixamento.
Penúltimo colocado, o SPAL conseguiu vencer o Parma (1-0), antes da parada encerrando assim, uma sequência negativa de sete jogos sem vitórias. Com o pior ataque da Serie A (21 gols), o destaque é o atacante Andrea Petagna, que marcou 12 vezes, sendo responsável por 55% dos gols da equipe.
Respirando por aparelhos, na lanterna está o tradicional Brescia. Com apenas quatro vitórias, a missão da equipe biancazzurri é muito complicada. Mario Balotelli, artilheiro do time com cinco gols foi demitido, numa polêmica que em nada ajuda. Ao que tudo indica, por mais vontade que exista, o Brescia dificilmente conseguirá escapar!
Olho neles!
Assim como outras grandes ligas mundo afora a Serie A sempre apresenta revelações, jovens valores que tendem a trilhar um caminho vitorioso no futebol. Listamos alguns bons nomes que vinham em destaque antes da parada e que por esse motivo merecem uma maior atenção nesta reta final.
Sandro Tonali (19 anos) – Brescia
Dono de um excelente passe seguido de uma capacidade técnica igualmente notável, aliadas as características de muita intensidade física e agressividade colocam Tonali entre uma das principais promessas do Calcio.
Takehiro Tomiyasu (21 anos) – Bologna
O japonês Tomiyasu é um dos bons nomes do Bologna na temporada. A versatilidade é o seu ponto forte; com ótima leitura de jogo, possui habilidade e vem sendo sondado por outros clubes do Calcio.
Marash Kumbulla (20 anos) – Hellas Verona
O albanês Kumbulla já atuou em 18 jogos na Serie A e em todos, deixou uma excelente impressão. Rápido com a bola, firme e muito bom pelo alto tem atuado como um veterano. Não a toa será disputado por clubes ingleses e espanhóis e dificilmente seguirá no Hellas Verona.
Dušan Vlahović (20 anos) – Fiorentina
Com seis gols marcados, o sérvio Vlahović já atuou em 22 partidas nesta temporada. Em clara e franca evolução, destaca-se pela explosão física, excelente jogo aéreo e também pela boa agilidade.
Dejan Kulusevski (20 anos) – Parma
Filho de pais macedônicos, o jovem sueco Kulusevski pertece a Juventus e está emprestado ao Parma. Canhoto tem demonstrado muita versatilidade atuando na meia, além de ser um bom arrematador de média distância. Tal potencial, o coloca na mira dos clubes ingleses.
Os grandes jogos
A Serie A 2019/2020 tem proporcionado jogos interessantes e com uma boa média de gols por rodada. Algo que chama a atenção em se tratando de futebol italiano. Separamos algumas partidas de destaque.
Fiorentina 3-4 Napoli – 24/08/2019
Em um jogo frenético, com inúmeras alternativas, incluindo golaços, a estreia de Ribery com a camisa da Fiorentina e polêmica por parte da arbitragem com o VAR. Assim foi este fantástico jogo, logo na primeira rodada.
Juventus 4-3 Napoli – 31/08/2019
O Napoli também esteve presente em outro ótimo jogo. Dessa vez, a vitória foi da Juventus, que abriu três a zero, levou o empate e conseguiu a vitória num gol contra de Koulibaly, no final do jogo.
Brescia 3-4 Bologna – 15/09/2019
Em outro fantástico jogo de sete gols, o Brescia chegou a abrir 3-1, mas com a expulsão de Dessena acabou vendo o Bologna buscar uma virada espetacular.
Internazionale 1-2 Juventus – 06/10/2019
Sagaz e mortal, a Juve visitou a Inter no Giuseppe Meazza quebrando a sequência e a invencibilidade da rival e assumindo a ponta da tabela.
Lazio 3-3 Atalanta – 19/10/2019
No duelo dos dois melhores ataques da Serie A do Calcio, nenhuma decepção. Em jogo tempos distintos, a Atalanta abriu 3-0 na primeira etapa. No segundo tempo, Lazio buscou o empate já nos acréscimos
Cagliari 4-3 Sampdoria – 02/12/2019
O Cagliari perdia o jogo até os 25 minutos do segundo tempo por 3-1. Em uma recuperação eletrizante, o time da Sardenha foi buscar o resultado e virou aos 51 minutos da segunda etapa.
Lazio 3-1 Juventus – 07/12/2019
Mostrando que tinha “bala na agulha” para brigar pelo Scudetto, a Lazio impôs, de virada, a primeira derrota a poderosa Juventus na Serie A.
Internazionale 4-2 Milan – 09/02/2020
Num grande Derbi, a Internazionale conseguiu virar o placar após sair perdendo por 2-0 com direito a gol de Ibrahimovic e Lukaku, num espetacular clássico no Giuseppe Meazza.
Lecce 2-7 Atalanta – 01/03/2020
No jogo com maior número de gols da temporada, a Atalanta, do (até aqui) incrível ataque dos 74 gols, anotou seu terceiro (!) jogo na temporada marcando sete gols, atropelando literalmente o Lecce.
Fique de olho nestes jogos!
Com o campeonato ainda em aberto, cada jogo é decisivo e importante na briga por um lugar objetivado. Apresentamos alguns destes importantes duelos, para você ficar atento.
Pela 27ª rodada, a Lazio tem duelo chave na busca pelo Scudetto. A equipe de Simone Inzaghi viaja até Bergamo, aonde enfrentará a sensação Atalanta em jogo que colocará de frente, os melhores ataques da temporada.
Na 31ª rodada a Juventus terá o perigoso jogo ante o Milan no San Siro. Recentemente as duas equipes duelaram na semifinal da Copa da Itália, em jogo que terminou 0-0 com os rossoneros jogando a maior parte do jogo com um jogador a menos, após expulsão de Rebic.
Pela 32ª rodada outra partida que pode ser divisora de águas nas pretensões da Juve, que receberá a perigosissíma e intrépida Atalanta, em jogo que promete fortes emoções.
Na 34ª rodada, numa segunda-feira, 20 de julho, as 16h45 (horário de Brasília) se enfrentam Juventus x Lazio, jogo que pode ser decisivo na briga pelo Scudetto. No primeiro turno, a Lazio levou a melhor ante a Vechia Signora.
Os reis dos Gols
O post Serie A 2019/20 – il ritorno apareceu primeiro em DPF.
from DPF https://ift.tt/2Ypzdmj
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário