Lille: um líder improvável; a histórica virada de um ex-lanterna sobre o PSG; Monaco chega a quinta vitória – a 22ª rodada da Ligue 1 Uber Eats
A Ligue 1 Uber Eats 2020-2021 tem um novo e improvável líder: o Lille.
Quem também se aproveitou da derrota do time de Neymar, Mbappé e turma foi o Lyon que, nos acréscimos, conseguiu a vitória por 2 a 1 sobre o Bordeaux.
A 22ª rodada ainda contou com a quinta vitória seguida do Monaco sobre um Nantes cada vez mais em crise e sem vitórias desde que Raymond Domenech chegou, além de a terceira vitória seguida do Metz sobre um Brest que emplacou sua quarta derrota consecutiva.
Clique AQUI para conferir a classificação oficial após 22 rodadas:
Confira os melhores momentos da Rodada 22 da Ligue 1 Uber Eats:
O Lille, comandado por Christophe Galtier, derrotou o Dijon por 1 a 0 com golaço do atacante turco Yusuf Yazici aos 29′ do 1º tempo.
O gol saiu após trapalhada gigantesca de Ecuele Manga, que tropeçou na bola na frente de Yazici. Com isso, o turco ficou cara a cara com o goleiro Antony Racioppi, que, afobado, se jogou aos pés do atacante.
O goleiro tomou um drible seco e viu o atacante turco apenas empurrou para o fundo da rede.
Apesar disso, mais uma vitória da equipe de Galtier que tem se mostrado eficiente diante dos seus adversários:
Só que o adversário seguinte era o líder Paris Saint-Germain. Para piorar o cenário, as estrelas mundiais como Neymar, Mbappé, Mauro Icardi e Di Maria foram escalados.
Mas o Lorient contrariou a lógica e abriu o placar aos 36′ da 1ª etapa em jogada mais do que confusa na entrada da área.
Ao tentar fazer o corte, o volante Danilo Pereira se embolou com o atacante Adrian Grbic. A bola sobrou para Laurent Abergel, que chutou no ângulo de Sérgio Rico, goleiro que substituiu Keylor Navas e abriu o placar: 1 a 0 Lorient.
O primeiro, em cima de Neymar no finalzinho do 1º tempo. Na cobrança, o próprio Neymar cobrou e empatou.
Já no segundo lance no início da segunda etapa, a falta foi em cima do centroavante Mauro Icardi. Neymar, mais uma vez, cobrou e marcou. 2 a 1, de virada, para o PSG.
Sem desanimar, o Lorient aproveitou-se da passividade na marcação e dos espaços defensivos proporcionados pela equipe de Maurício Pochettino e foi pra cima.
Até que aos 35 da etapa final, Yoane Wissa tabelou com Terem Moffi, ganhou a disputa de bola com Kimpembe e estufou a rede defendida por Sergio Rico: 2 a 2.
Com o erro de Neymar, Terem Moffi disparou ao gol e na saída do goleiro colocou no canto direito para virar novamente o placar.
Com a vitória, o Lorient chega aos 18 pontos e empata com o Nantes na 17ª colocação enquanto o PSG, com sua quinta derrota nessa edição da Ligue 1, cai para a terceira colocação após o Lyon derrotar o Bordeaux por 2 a 1.
Apesar da vitória do Lyon, o confronto, em si, mostrou-se bastante igual. Se o Bordeaux finalizou mais vezes, o Lyon foi mais perigoso e chegou mais ao gol adversário.
Em 2021, os comandados de Niko Kovac venceram todas suas cinco partidas realizadas e marcaram 19 gols. Uma média próxima a quatro gols por jogo.
A vítima da vez foi o Nantes, do polêmico treinador Raymond Domenech. No placar 2 a 0 com gols do zagueiro Guillermo Maripán e Kevin Volland.
A dominação de Ben Yedder, Kevin Volland e campanha foi tamanha que além dos 2 a 0, o Monaco ainda teve dois gols anulados e uma sucessão de chances criadas.
Com o resultado, o Monaco chega aos 42 pontos e ao sétimo jogo sem derrotas. Agora, o time de Niko Kovac está apenas três pontos atrás do PSG e tem seis de vantagem para o Rennes.
A vitória por 4 a 2 fora de casa diante do Brest foi construída no segundo tempo já que o Brest chegou a fazer 2 a 1 ainda no início da segunda etapa.
Com gols de Farid Boulaya, Pape Matar Sarr, Pape Ndiaga Yade e Vagner Gonçalves, o Metz chegou ao triunfo e agora segue sonhando em alcançar uma vaga na Liga Europa.
Na zona de rebaixamento direto para a Ligue 2 estão Dijon e Nîmes, ambos empatados com 15 pontos derrotado pelo novo líder Lille, e o Nîmes, entretanto saldo de gols -16 ao Dijon e horríveis -27 para o Nîmes.
Já Kevin Volland e Karl Toko Ekambi deixaram suas marcas e partiram para o abraço.
O atacante do Monaco deixou o seu no 2 a 1 do Monaco sobre o Nantes, enquanto o camaronês encerrou a seca de três jogos e, de quebra, voltou ao Top 5 da artilharia.
Em uma rápida comparação, o Lyon finalizou 11 vezes nos primeiros 45 minutos dos seus dois jogos anteriores (Metz e Saint-Étienne). Já contra o Bordeaux, foram apenas quatro chutes no mesmo período.
A dificuldade aumentou quando Samuel Kalu empatou a partida.
Para Rudi Garcia, o Bordeaux jogou para conquistar pelo menos um ponto.
Das substituições feitas, somente Slimani não participou da jogada que terminou nos pés de Léo Dubois, eleita como o momento da rodada. O lateral garantiu a vitória aos 47 do segundo tempo e colocou o Lyon no segundo lugar da tabela.
Escalado com três zagueiros e dois laterais, o Lorient dava a entender que havia entrado em campo apenas para se defender.
Mas, na verdade, a equipe de Christophe Péllissier surpreendeu e acabou a partida com 16 finalizações contra 14 do PSG.
O posicionamento avançado dos laterais Alessandro Florenzi e Layvin Kurzawa contrastou com as zonas em que o Lorient atacou.
Uma dessas modificações foi o meia Yoane Wissa, que empatou a partida aos 35’. Outra substituição foi Terem Moffi. O atacante nigeriano também deixou o banco e aproveitou a assistência de Abergel, após roubar bola mal enfiada por Neymar, para decretar o placar final aos 46 do segundo tempo.
Quem agradeceu o resultado foi o Lille.
Se a ausência de Burak Yilmaz, artilheiro da equipe com nove gols, mexeu com o ataque, a solidez do Lille foi garantida pelo seu trabalho coletivo.
DETALHE TÉCNICO
A jogada, que começou com Anthony Lopes (1), passou por Marcelo (6) e Lucas Paquetá (12), contou com a inspiração de Diomande.
Ao passar de primeira, o camisa 2 encontrou Houssem Aouar (8) entre as linhas e assim deu início à jogada que resultou no belo gol do lateral-direito Léo Dubois.
Em Lorient 3×2 PSG, o time da casa foi preciso ao recuperar a bola enfiada por Neymar e aproveitar o posicionamento equivocado do PSG.
Com o campo aberto, o atacante teve tempo e espaço para avançar até o gol e marcar.
BRASILEIROS NA LIGUE 1
Se por um lado foi ele quem converteu os dois pênaltis assinalados a favor do PSG, foi ele também quem originou o contra-ataque fatal do Lorient ao tentar fazer uma enfiada de bola no meio da defesa adversária.
Apesar do erro que originou o terceiro gol adversário em um momento em que toda sua equipe estava avançada em busca do gol da vitória, Neymar deu três passes para finalização, tentou 13 dribles e foi o jogador que mais tocou na bola em todo o jogo (115 toques).
Ao converter dois pênaltis, o atacante chegou aos 53 gols dentro do Campeonato Francês e superou Raí (51). Neymar se tornou o maior artilheiro brasileiro da história do Paris Saint-Germain.
ESTATÍSTICAS
O post Lille chega à liderança do Campeonato Francês apareceu primeiro em DPF.
from DPF https://ift.tt/3pRiYtD
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário