Nó tático de Niko Kovac; PSG apático; Lille goleia e Lyon recupera segunda colocação – a 26ª rodada da Ligue 1 Uber Eats
Por Ligue 1
Após um 0 a 0 sem conseguir chutar uma bola ao gol sequer na última rodada, o Lille goleou o Lorient por 4 a 1 fora de casa e manteve a liderança da competição. De quebra, colocou fim a uma sequência de resultados em que o Lorient obteve nas últimas rodada onde, inclusive, chegou a derrotar o PSG.
Com uma atuação sólida, o Lille procurou o gol a todo instante e chegou a finalizar 12 vezes na primeira etapa. Apesar disso, seu primeiro gol foi contra; Andrew Gravillion, aos 20 minutos, jogou contra seu patrimônio ao tentar cortar o chute do atacante Jonathan David.
A vantagem durou três minutos apenas.
Após péssima saída de bola da defesa do Lille, o Lorient recuperou a bola e ela caiu no pé do lateral-esquerdo Jérôme Hergault. Em um tapa “nojento”, a bola fez uma curva incrível e entrou no canto esquerdo de Mike Maignan.
O Lille voltou a passar a frente do placar aos 38 minutos ainda da primeira etapa com um belo gol do zagueiro português José Fonte. Ele aproveitou o corte curto da zaga do Lorient após a bola ser alçada na área e chutou forte e com curva no canto direito.
Já no segundo tempo, em ritmo de treino o Lille chegou ao resultado final: 4 a 1. Os dois gols saíram de Jonathan Ikoné aos 14′ e o lateral Bradaric deu números finais aos 46′.
Com a 17ª vitória em 26 jogos, o Lille chega aos 58 pontos e abre três do Olympique de Lyon, que também venceu na rodada: 3 a 2 sobre o Brest fora de casa.
A vitória foi construída no primeiro tempo. Com gols de Paquetá, aos 9′, Aouar aos 29′ e Memphis Depay, de pênalti, aos 44′, o Lyon foi para o vestiário no intervalo com um 3 a 0 após três vacilos incríveis.
O gol de Paquetá saiu de um tremendo vacilo do goleirão Sébastien Cibois. Ao se enrolar com a bola, Paquetá “bateu a carteira” do goleiro e abriu o placar.
Já o segundo gol também saiu de outro erro individual. Thiago Mendes roubou a bola dos pés do adversário e deu o passe para Depay, que numa assistência linda de costas para o gol, deixou Aouar de cara para ampliar.
Já no terceiro gol, Cibois novamente foi protagonista ao derrubar Memphis na área e cometer pênalti. Na cobrança, Depay marcou.
Mas como tem sido recorrentemente, o Lyon novamente parou ao abrir a vantagem e, com isso, o Brest foi pra cima.
O que poderia ser tranquilo, acabou tendo traços de sofrimento vide que o Brest marcou aos 8′ da segunda etapa com Brendan Chardonnet e aos 29′ com Irwin Cardona.
Apesar de buscar formas de criar o empate, o resultado permaneceu 3 a 2 e o Lyon retorna para a segunda colocação com 55 pontos após o PSG ser derrotado por 2 a 0 pelo Monaco.
O jogo mais aguardado da rodada era entre PSG e Monaco. E mesmo atuando em Paris, o Monaco não quis saber e venceu por 2 a 0. De quebra, com seis derrotas sofridas nesta edição, esta tornou-se a temporada com mais derrotas do PSG.
A história dessa partida começou antes do apito inicial. Niko Kovac modificou sua equipe e surpreendeu Maurício Pochettino com um 3-5-2 onde seus alas – Aguilar e Caio Henrique – foram figuras determinantes formando a linha de cinco atrás e também aparecendo com relevância no ataque.
E foi assim, logo aos 6 minutos, que o Monaco abriu o placar. Aguilar recebeu cruzamento de Volland na área e, livre, escorou para o meio. Diop, também solto na área parisiense, só teve o trabalho de cabecear para o fundo do gol.
Mesmo com a desvantagem no placar, o PSG não apresentava reação e a equipe apresentava uma apatia que culminava em não incomodar o adversário.
Sem nada com isso, o Monaco elevou a marcação e encontrou o segundo gol. O volante Herrera deu mole e perdeu a bola para o zagueiro Maripán dentro da própria área aos seis minutos da segunda etapa. Com a bola, o zagueiro foi rápido e chutou no canto esquerdo de Keylor Navas, que nada pôde fazer.
Com a vitória, o Monaco chegou aos 52 pontos e agora está apenas dois pontos do PSG, terceiro colocado, com 54.
O Monaco tem 12 pontos de vantagem para o Lens, quinto colocado, com 40 pontos.
Essa diferença é maior do que os 11 pontos que separam o Lens do Nice, 16º colocado, que soma 29 pontos.
Depois de três empates seguidos, o Lens, enfim, venceu. Os 2 a 1 sobre o lanterna Dijon levou a equipe ao quinto lugar já que o Rennes, antigo dono do posto, novamente perdeu. Dessa vez, por 2 a 1 para o Montpellier, que por sua vez, venceu a terceira partida seguida, fato pouco costumeiro para os times dessa faixa de tabela.
https://www.ligue1.com/ranking
Já na parte de baixo da classificação, a série sem derrotas do Lorient foi interrompida com os 4-1 sofridos em casa diante do Lille. Quem se aproveitou e passou o bastão da zona de repescagem foi o Nantes. O empate em 1-1 com o Olympique de Marselha levou o time aos mesmos 23 pontos que o Lorient. Entretanto, o saldo de gols favorece o Nantes que não perdeu nas duas últimas partidas, período que não conta com a presença do técnico Raymond Domenech, demitido.
Quem se aproxima dos 23 pontos de Nantes de Lorient é o Nîmes. Com duas vitórias seguidas – a última sobre o Bordeaux por 2 a 0 – o Nîmes chegou aos 21 pontos e sonha com dias melhores enquanto o Dijon ficou para trás com 15 pontos e mais uma derrota: desta vez pro Lens por 2 a 1.
DESTAQUES
A rodada, inclusive, promoveu o encontro de três dos cinco principais artilheiros na partida entre PSG e Monaco.
Apesar de ninguém ter balançado a rede, o time de Wissam Ben Yedder e Kevin Volland levou a melhor sobre Kylian Mbappé.
O atacante do PSG foi alvo de atenção especial como destacado por Niko Kovac:
No outro lado, Guillermo Maripán se destacou foi quem mais realizou cortes defensivos no jogo (5). Ele conseguiu três desarmes e, para coroar a sua performance, ainda fez o segundo gol dos visitantes.
Com mais um gol nessa temporada, Maripán chegou aos cinco e se tornou o defensor com mais gols marcados e superou Damien Da Silva, do Rennes, que marcou quatro até agora.
O resultado também foi significativo no contexto histórico.
O Monaco foi a primeira equipe a vencer o PSG por duas vezes na mesma temporada desde o ano de 2011/2012. No primeiro turno, o time do Principado levou a melhor com um 3 a 2 no estádio Louis II, sua casa.
Quem agradeceu foi o Lille, líder isolado da Ligue 1 Uber Eats.
A equipe treinada por Christophe Galtier venceu o Lorient por 4 a 1 em uma partida tranquila.
Ainda sem poder contar com Burak Yilmaz, artilheiro da equipe com nove gols, o Lille mostrou repertório para suprir a ausência do turco.
Das 16 finalizações, 10 foram realizadas de fora da área e a situação colocou o líder como o especialista no quesito: com oito gols marcados, o Lille é o time que mais fez gols com chutes de fora da área.
Contra o 5-4-1 do Lorient, a solução encontrada foi um belo chute de fora de José Fonte. Com isso, ele desempatou a partida e abriu caminho para mais uma vitória.
DETALHE TÉCNICO
Em um duelo de técnicos, Niko Kovac levou a melhor sobre Mauricio Pochettino no jogo em que o Monaco venceu o PSG por 2 a 0.
Focado em proteger a sua defesa, o croata deixou o seu 4-4-2 habitual e optou por um 3-5-2 que fez o Monaco conseguir frear o impetuoso ataque rival.
Kovac escalou Axel Disasi como zagueiro pelo lado direito no lugar de Sidibé e trouxe Ruben Aguilar para atuar como ala.
Enquanto Disasi foi escalado para o confronto direto com Mbappé, Aguilar trabalhou para fechar as opções de passe do rival enquanto defendia e avançava rumo ao ataque quando o Monaco tinha posse de bola.
Na prática, Ruben Aguilar (camisa 26) realizou todas as funções no corredor direito e, de quebra, terminou a partida com uma assistência.
A missão de Kovac em manter o gol do Monaco sem sofrer gols foi bem-sucedida. Os monegascos não terminavam um jogo sem sofrer gols desde o dia 9 de janeiro, quando venceram o Angers por 3 a 0 na 19ª rodada. A disciplina de seus jogadores foi fator determinante para o resultado.
A pressão na saída de bola foi uma arma importante para o zagueiro Gulllermo Maripán marcar o segundo gol do Monaco.
Essa característica, aliás, também foi vista no jogo do Lyon com Thiago Mendes e Lucas Paquetá.
Após roubar a bola do volante Paul Lasne, Thiago tocou para Memphis já dentro da grande área adversária girar e deixar o meia Houssem Aouar em perfeitas condições para marcar.
Já no jogo entre Nantes e Marseille, o goleiro Steve Mandanda protagonizou um lance bizarro.
Após sufocar a saída de bola do rival, Mandanda errou o tempo de bola depois de receber um passe do zagueiro Álvaro e o meia Ludovic Blas aproveitou a furada para marcar.
BRASILEIROS NA LIGUE 1
Thiago Mendes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá jogaram juntos no final de semana e foram os responsáveis por dar equilíbrio ao meio-campo do Lyon contra o Brest.
Paquetá participou de forma ativa do resultado ao marcar o primeiro gol do jogo, logo aos seis minutos.
Já Thiago Mendes se destacou defensivamente.
O ex-jogador do São Paulo fez quatro desarmes durante os 90 minutos, o recorde do jogo no lado dos visitantes enquanto Bruno Guimarães ditou o ritmo de toda a equipe com 93% de acerto no passe e com quatro lançamentos com sucesso. (veja o GIF abaixo)
Já Luís Henrique, contratado recentemente junto ao Botafogo, vive um novo momento com a camisa do Marseille.
Após participar de seis partidas sempre saindo do banco de reservas, o jovem atacante fez o seu segundo jogo seguido como titular.
Em sua primeira partida entre os titulares disputada no meio da semana contra o Nice, Luis Henrique deu uma assistência. Já nesse fim de semana, ele ficou em campo durante 45 minutos contra o Nantes, partida que terminou empatada em 1 a 1.
ESTATÍSTICAS
O post Mais uma rodada emocionante no Campeonato Francês, com Lille seguindo na ponta – resumo da 26ª rodada da Ligue 1 apareceu primeiro em DPF.
from DPF https://ift.tt/2NojYaC
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário