terça-feira, 24 de setembro de 2019

The Best: O melhor de Lionel Messi em 2018/2019

O FIFA The Best realizado nessa segunda-feira em Milão, na Itália, consagrou Lionel Messi pela sexta vez como o melhor do mundo. A premiação no masculino foi até cercada de certo suspense, sobretudo depois de Virgil Van Dijk ter faturado o prêmio da Uefa há menos de um mês, mas, ao fim, garantiu ao argentino a volta oficial ao topo depois de quatro anos. Este colunista não entrará nos méritos do evento, mas também não tem como não exaltar o camisa 10 do Barcelona. Foram 52 gols em 57 jogos por Barça e Argentina, artilharias do Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões da Uefa, Chuteira de Ouro, título nacional e um arsenal exibido dentro das quatro linhas, como de costume.

Até por isso, que tal relembramos, em ordem cronológica, as melhores atuações de Messi em 2018-2019? A lista, obviamente, é subjetiva, com critérios variados, e contará com jogos do segundo semestre de 2018 porque a votação é baseada justamente no desempenho dos atletas na temporada que começa num ano e termina no outro.

Lionel Messi x Huesca, Campeonato Espanhol

O modesto Huesca disputou pela primeira vez em sua história a primeira divisão de La Liga na temporada passada. Depois de um bom início, com direito a um empate no San Mamés diante do Athletic Bilbao, a terceira rodada reservaria logo de cara encarar o Barcelona no Camp Nou. O time da região de Aragão não se intimidou, marcou 1 a 0 logo com três minutos e quase ampliou logo em seguida. No entanto, quando Messi empatou (com um golaço) aos 16′, o que veio depois foi um massacre. Definitivamente. O jogo terminou 8 a 2. O argentino não só fez mais um, como deu passe para outros, dribles desconcertantes, lançamentos precisos, arrancadas. Uma exibição que, de tão banalizada, parece comum. Cliquei no vídeo acima e se delicie.

Lionel Messi x PSV, Liga dos Campeões da UEFA

Messi foi o artilheiro da Champions com 12 gols e deu o pontapé inicial na competição com um simples hat-trick contra o PSV, até então campeão holandês. Teve gol de falta, gol com o pé direito e outro sem deixar ela cair com a canhota. Um prenúncio do que viria pela frente. Àquela altura da temporada, bem em seu início, Ernesto Valverde ainda enxergava o Barcelona com uma formação bem ofensiva: Coutinho de meia, Messi e Dembélé abertos e Suárez de centroavante.

Lionel Messi x Tottenham, Liga dos Campeões da UEFA

Messi se sente em casa em Wembley. Em 2011, então com 23 anos, o camisa 10 teve uma das maiores atuações da sua carreira na final europeia em solo inglês contra o Manchester United. Para muitos, a melhor atuação de um jogador em decisão de Liga dos Campeões na história do torneio. Em outubro de 2018, Messi voltaria ao palco para castigar o Tottenham. Com somente dois minutos, já tinha dado um passe em profundidade daqueles para Alba que culminou com o gol de Coutinho. Na etapa final marcou mais dois gols e silenciou a torcida dos Spurs. Isso porque também chutou duas bolas na trave. À imprensa inglesa, restou se render.

Lionel Messi x Valencia, Campeonato Espanhol

Barcelona e Valencia protagonizaram grandes jogos ao longo da temporada passada. Em três duelos, dois empates e uma vitória ché, na final da Copa do Rei. Os catalães agonizaram, inclusive no Camp Nou. O jogo válido pela 22ª teve uma conotação mais especial porque era um momento da temporada onde o Real Madrid, sob o comando de Solari, crescia, enquanto o Atlético de Madrid continuava babando para pegar a liderança. Não bastasse isso, o Valencia abriu 2 a 0, o Barça não estava no melhor dos seus dias e sofria com os fortes contra-ataques do adversário. Pois Messi colocou seu time nas costas e empatou o jogo na marra com dois gols. A efusiva comemoração no segundo gol deixava claro a importância da peleja. Nada poderia parar Lionel em solo doméstico.

Lionel Messi x Sevilla, Campeonato Espanhol

Historicamente, o Sevilla costuma ser uma daquelas equipes que Messi sempre deixa algo especial. Não foi diferente neste ano. No final de fevereiro, enquanto o Brasil curtia o carnaval, Lionel fez o carnaval em pleno Ramon Sánchez Pizjuán. Um hat-trick com direito a três golaços, num certame complicado aos blaugranas, embora o placar de 4 a 2 indique uma facilidade inexistente. Uma semana depois, o Barcelona foi ao Santiago Bernabéu encarar o Real Madrid e venceu por 1 a 0. A Liga estava encaminhada.

Lionel Messi x Bétis, Campeonato Espanhol

Definitivamente, a Andaluzia foi um lugar destinado a ver o melhor de Messi na temporada. Depois do Pizjuán, foi a vez do Benito Villamarin presenciar aquela atuação com a assinatura do melhor jogador do mundo. O Bétis de Setién não vivia bom momento, é verdade, e a sequência de eliminações nos torneios mata-mata (Liga Europa e Copa do Rei) deixaram o ambiente devastado. Messi foi um pesadelo ao time verde e branco, como já tinha sido um ano atrás. O novo hat-trick foi sentenciado com uma obra de arte que foi aplaudida de pé por torcedores do Bétis e concorreu ao Prêmio Puskás.

Lionel Messi x Manchester United, Liga dos Campeões da Uefa

Messi nos anos anteriores ao atual vinha devendo no mata-mata da Liga dos Campeões da Uefa. Apesar de não ter levantado a orelhuda em 2019, o argentino voltou a mostrar todo seu talento contra os principais adversários europeus. Um deles foi o Manchester United. Na ida do confronto válido pelas quartas de final, em Old Trafford, a vitória por 1 a 0 deu uma confortável vantagem para a volta, onde o Barça jogava pelo empate. Os Red Devils mostraram um ímpeto ofensivo interessante nos primeiros 20 minutos, mas Messi acabou com toda a festa mancuniana em um golaço com direito a caneta no brasileiro Fred. O segundo gol teve a colaboração de De Gea; no entanto, ratificou: Messi é um pesadelo eterno do maior campeão inglês.

Lionel Messi x Liverpool, Liga dos Campeões

A espetacular eliminatória entre Liverpool e Barcelona não poderia não ter uma atuação de destaque de Lionel. Apesar da histórica virada na volta, por 4 a 0, o primeiro confronto da semifinal entre os comandados de Klopp e os companheiros de Messi teve os barcelonistas como vitoriosos. Messi foi o melhor em campo no 3 a 0 com dois gols, sendo um magnífico de falta. Ainda fez a jogada para Dembélé desperdiçar um quarto, no finalzinho. Os tentos saíram no segundo tempo, mas foi no primeiro que Messi esteve inspirado, especialmente no embate direto com Robertson.

O post The Best: O melhor de Lionel Messi em 2018/2019 apareceu primeiro em DPF.



from DPF https://ift.tt/2mSl80a
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário