Quem começou a acompanhar futebol na atual década, pode não conhecer Andriy Shevchenko. O atual técnico da Ucrânia foi um dos melhores atacantes de sua geração: artilheiro da UEFA Champions League (98-99; 05-06), artilheiro do Campeonato Italiano (99-00; 03/04) e vencedor Bola de Ouro em 2004.
Veja alguns de seus grandes momentos no futebol:
.
Barcelona 0x4 Dinamo Kiev – 1997
.
Marcar um hat-trick no Camp Nou é uma marca histórica para qualquer jogador. Quando você não está lá atuando pelo Barcelona é ainda mais: Andriy Shevchenko começava a trilhar seu caminho.
O Dinamo Kiev havia superado os catalães por 3×0 e 4×0 e ficado em primeiro de seu grupo. O time só seria eliminado pela Juve nas quartas. Na temporada seguinte, Sheva foi artilheiro da competição e o Dinamo semifinalista. Após o sucesso, seria hora do atacante ir para o Milan.
.
.
Lazio 4×4 Milan – 1999
.
A partida de 8 gols entre Lazio e Milan contou com diversos jogadores conhecidos: Mihajlovic, Simeone, Verón, Salas, Maldini, Leonardo, Serginho, Weah…e claro, Shevchenko. O atacante marcou um hat-trick e deu trabalho para o futuro companheiro Nesta.
.
.
Milan 6×0 Internazionale – 2001
.
A Inter até hoje se lembra do brasileiro Serginho. O jogador que atuava pelo lado esquerdo, infernizou a defesa do rival e participou diretamente de 4 gols dos 6 que o Milan fez.
Shevchenko também fez parte da histórica partida e balançou as redes duas vezes.
.
. .
Milan 1×1 Juventus – 2001
.
O grande destaque do empate entre as duas equipes foi o gol de Sheva, até hoje lembrado pelos fãs de futebol. O atacante recebeu a bola marcado por Davids, driblou dois jogadores e soltou o chute de fora da área. Buffon nada pode fazer.
.
.
Juventus 0x0 Milan (2×3) – 2003
.
A grande final da Champions League 2002/03 colocou frente a frente dois times italianos: Juventus e Milan. A Velha Senhora naquela ocasião não contava com seu principal jogador na competição, Pavel Nedved, após cartão amarelo contra o Real Madrid.
A partida foi um 0x0 sem grandes momentos. Nos pênaltis, Trezeguet, Zalayeta e Montero desperdiçaram para a equipe de Turim. Seedorf e Kaladze para o time de Milão. Na última cobrança, cabia a Shevchenko o título e ele fez. Milan campeão da UEFA Champions League 2003/04.
Foi o único título da UCL conquistado por ele. Em 2004/05, perdeu o pênalti decisivo contra o Liverpool e em 2006/07 já não estava mais no elenco do Milan.
.
.
Milan 1×0 Roma – 2004
.
O título do Campeonato Italiano 2003/04 foi disputado por Milan e Roma. No primeiro turno, no estádio Olímpico, Sheva marcou duas vezes e deu a vitória para os rossoneri.
No returno, a equipe de Totti precisava triunfar para evitar o scudetto do Milan, o que não aconteceu. Logo no início da partida, Kaká avança pela lateral e cruza na medida para o ucraniano camisa 7 marcar. O placar seguiria assim até o final para delírio dos torcedores no San Siro.
.
.
Milan 3×0 Lazio – 2004
.
A Supercopa de 2004 contou com o Milan, último campeão italiano e com a Lazio, última campeã da Copa Itália, em um único confronto, realizado no San Siro. E os donos da casa não deram chance para os visitantes.
Shevchenko foi o dono da festa e marcou três gols.
.
.
Internazionale 0x3* Milan – 2005
.
As quartas de final da Liga dos Campeões 2004/05 contou com um derby. No primeiro jogo, o Milan superou o rival por 2×0 (Stam; Shevchenko) e na volta, contou mais uma vez com seu artilheiro para definir: um chute fora da área indefensável para Toldo, 1×0 suficiente para matar o confronto.
O jogo ficou marcado também por conta dos sinalizadores dos torcedores da Inter e que interromperam a partida.
Posteriormente, o placar ficou 3×0 por conta desse ato e a equipe sem sua torcida por 6 partidas nas partidas da competição.
.
.
Fenerbahçe 0x4 Milan – 2005
.
Ainda pela fase de grupos da Champions League 2005/06, o Milan encarou duas vezes o Fenerbahçe. Na primeira partida, o show ficou por conta de Kaká (2 gols). Já em Istambul, Shevchenko foi o dono do jogo e marcou 4 gols. Até então, ele havia sido o primeiro a ter essa marca atuando por uma equipe visitante.
.
.
Ucrânia 2×1 Suécia – 2012
.
A Eurocopa de 2012 foi especial para Shevchenko, seria sua última competição como jogador profissional. O atleta iria se despedir em frente de sua torcida, em uma competição que foi sediada na Ucrânia e Polônia. A primeira fase contava com adversários complicados, sendo eles: França, Inglaterra e Suécia, deixando que as expectativas fossem baixas para a equipe ucraniana.
No primeiro jogo, um confronto com outro grande nome da história do Calcio: Zlatan Ibrahimović. O craque sueco deixou sua marca dificultando a situação para os donos da casa até que Sheva apareceu. O atacante se antecipa a marcação em duas oportunidades e marcando dois gols. Uma virada histórica para a seleção e para o jogador.
Foram as duas vezes que a Ucrânia balançou as redes naquela edição, perdendo por 2×0 para a França e por um gol para a Inglaterra.
O post 10 momentos de Andriy Shevchenko apareceu primeiro em DPF.
from DPF http://ift.tt/2z0HpKK
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário